top of page

YOGA – FERRAMENTA PARA A OTIMIZAÇÃO DO CÉREBRO


YOGA – FERRAMENTA PARA A OTIMIZAÇÃO DO CÉREBRO


SEGUNDO O GRANDE SÁBIO PATÂNJALI, CONSIDERADO E CONSAGRADO COMO O CODIFICADOR DO YOGA, CUJA EXISTÊNCIA ESTUDIOSOS ACREDITAM TER SIDO ENTRE 300 ANOS A.C E 300 ANOS D.C,


YOGA É A RESTRIÇÃO DAS MODIFICAÇÕES DA MENTE.

TRAZENDO ESSA AFIRMAÇÃO PARA NOSSOS DIAS, PODEMOS ENTENDER O SIGNFICADO DA PALAVRA YOGA COMO SENDO O CAMINHO PARA OTIMIZAÇÃO DO CÉREBRO.


É sabido que quase todos nós buscamos otimizar nossa capacidade cerebral, a busca pela perfeição, dentro dos nossos limites inerentes ao Seres Humanos que somos. Isto para termos uma mente mais clara e objetiva, com condições de traçar, planejar e executar nossos projetos, nossa busca para a realização pessoal e isto envolve saúde física, mental e para alguns também espiritual. Atingir uma longevidade sadia e rica em termos de amor e riqueza material.

Essa busca, no entanto, exige uma batalha corajosa e disciplinada, uma vez que as variáveis que invadem nossos pensamentos, nossa mente, criando misteriosamente atalhos, procuram nos afastar a cada momento do caminho por nós escolhido.

É uma missão árdua, mas não impossível!

O segredo é descobrir de onde nossa mente traz esses atalhos, por que faz isso e como devemos agir para escapar de suas ciladas.



O PRIMEIRO PASSO PARA ADMINISTRARMOS ESSAS INTERFERÊNCIAS MANIPULADORAS É NOS CONHECERMOS MELHOR.

PARTINDO DO PRESSUPOSTO QUE O CÉREBRO E A MENTE QUE NELE HABITA, COMANDAM NOSSA VIDA, VAMOS SIMPLIFICAR DA SEGUINTE FORMA:


- O CÉREBRO É O HARDWARE E A MENTE É O SOFTWARE: - OS COMPONENTES ANATÔMICOS DO CÉREBRO, O HARDWARE, SÃO: - O cérebro propriamente dito - O tronco encefálico - O cerebelo.

- Ele processa pensamentos; as crenças, as recordações, o comportamento, o humor, as decisões e afins. - É a sede do pensamento e o centro de controle do restante do organismo. - Coordena as faculdades do movimento, o tato, o olfato, a audição e a visão. - Permite a formação de palavras. - A compreensão e realização de operações matemáticas - Compor e apreciar a música, - As formas geométricas - A comunicação entre as pessoas. - É dotado da capacidade de planejamento antecipado e da criação de fantasias.




E QUANTO À MENTE? - A mente é o que pensamos, porém, o que pensamos é influenciado por um conjunto de informações arquivadas, talvez herdadas geneticamente, somadas a conhecimentos e experiências adquiridas, emoções, junto a milhares de observações que são absorvidas a cada minuto pelos nossos sentidos.

- Já sabemos hoje que todas essas informações estão memorizadas em moléculas chamadas emocionais, espalhadas por todo o corpo.

- Quando nos deparamos com uma situação potencialmente emocional, que requer uma tomada de atitude, nossa reação será a resultante do cruzamento do nosso depósito de informações antigas, somadas às atuais, porém com uma importante interferência: a da nossa bioquímica; médicos e cientistas contemporâneos afirmam que nosso comportamento e nossas decisões são profundamente influenciadas pelo nosso sistema endócrino.

- A partir desse conjunto podemos tomar a decisão, que será correta ou não.

______________________

- VEJAMOS DE FORMA SUCINTA QUAIS OS POSSÍVEIS FATORES QUE CONTROLAM NOSSA MENTE:

Estudiosos afirmam que os hormônios controlam nossas emoções, mas que nossa mente pode controlar os hormônios. Lembrando, a palavra yoga também significa colocar sob jugo.Só que, controlar os hormônios é um processo sofisticado, que depende de fatores como: os alimentos que ingerimos, os líquidos que bebemos, nosso modo de vida, nossas práticas físicas e nossa herança genética. O que se sabe hoje é que, mesmo heranças genéticas ruins, podem ser superadas com práticas como yoga, meditação, dentre outras.

Dependendo desses fatores, nosso equilíbrio hormonal se torna afinado ou desafinado, afetando nossa estabilidade emocional para melhor ou para pior.

- Freud falava das Pulsões como sendo questão de GENÉTICA ANCESTRAL, ou seja, desejos e reações instintivas impossíveis de serem refreadas. Dava isso como definitivo. Uma explosão no comportamento e nas atitudes quando deflagrada a Oportunidade.

Meus mais de 40 anos de estudos no campo do Yoga, como praticante, pesquisador e professor de cursos de formação de instrutores de yoga, me convenceram que:

- Se praticarmos asana de yoga com assiduidade e seguirmos os Yama e Nyama, não apenas de forma cultural, mas como instrumento de sobrevivência, praticarmos meditação e uma alimentação adequada, todo o resto é possível ser obtido, seja em termos de saúde física e mental, como também realização material.


Pratique Yoga e seja feliz! Namaste, J.Domit



Aquivos em Destaque
Arquivos Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga a gente!
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page